“Só quero comer um bom e velho McDonald’s”: russos fazem fila para conhecer substituto da rede

Os arcos dourados e o Big Mac podem ter desaparecido, mas os russos viram 15 restaurantes do McDonald’s reabrirem no domingo sob nova marca e propriedade, de acordo com seu proprietário Alexander Nikolaevich Govor.

A gigante americana de fast-food foi renomeada “Vkusno & Tochka”, que se traduz em “saboroso e pronto”.

A empresa, que tem Oleg Paroev como diretor geral, planeja abrir 200 filiais até o final de junho e todas as filiais até o final do verão, de acordo com um comunicado de imprensa.

“Se você se lembra, em maio, o McDonald’s anunciou que estava removendo seus negócios da Rússia. Estou muito orgulhoso de que eles me escolheram para continuar desenvolvendo este negócio. Isso significa que a empresa me vê como alguém que compartilha plenamente todos os princípios e valores de negócios do McDonald’s”, disse Govor em entrevista coletiva.

“Não vou esconder o fato de que sou um homem ambicioso e, portanto, não vou simplesmente abrir todos os 850 restaurantes, mas também desenvolver novos”, disse ele.
De acordo com um comunicado de imprensa, 62.000 ex-funcionários do McDonald’s também foram contratados.

O rebranding coincidiu com o Dia da Rússia, um feriado que marca a independência do país. Aconteceu no mesmo local na Praça Pushkinskaya, em Moscou, onde o McDonald’s abriu seu primeiro restaurante russo em 31 de janeiro de 1990.

No primeiro dia, 30.000 pessoas foram atendidas – um recorde do McDonald’s para um dia de abertura, informou a CBC na época. O local ainda teve que ficar aberto por horas mais tarde do que o planejado por causa das multidões.

Cerca de 630 funcionários foram escolhidos entre 27.000 candidatos, de acordo com um artigo do Washington Post de 1990.

“Aproximadamente 32 anos atrás… havia muitas pessoas na Praça Pushkinskaya, quando a primeira franquia do McDonald’s abriu aqui na Rússia. Causou uma mania.

Acho que a mania será tão grande com esta nova cadeia de restaurantes, com um novo proprietário, um verdadeiro empresário”, disse Alexei Alexeevich, chefe do Departamento de Comércio de Moscou, durante uma entrevista coletiva no domingo.

O McDonald’s posteriormente expandiu seu alcance dentro do país e, no início de março, havia cerca de 850 locais operando na Rússia.

No entanto, a rede decidiu deixar o país e vender seus negócios na Rússia, em linha com muitos outros negócios ocidentais após a invasão russa da Ucrânia, que começou em fevereiro.

Fonte: CNN Brasil