STJ nega terceiro pedido de habeas corpus de André Puccinelli

A ministra Laurita Vaz, da 6° turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou nesta quinta-feira (4) habeas corpus ao ex-governador André Puccinelli, preso desde o dia 20 de julho. Ele é investigado pela Polícia Federal na Operação Lama Asfáltica, por crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O advogado de defesa do ex-governador, Rene Siufi, disse que vai “analisar a situação para, então, saber qual será a próxima medida tomada pela defesa”.

No pedido de habeas corpus, o advogado Cezar Bittencourt solicitou que Puccinelli fosse libertado com medidas cautelares. Na decisão da liminar que indefere o pedido de liberdade, a Ministra Laurita Vaz ressalta que o STJ tem jurisprudência firme no sentido de que a aplicação de medidas cautelares seriam insuficientes.

Pedidos de liberdade negados

Esse é o terceiro pedido de liberdade negado pelo STJ ao ex-governador. O primeiro foi negado pelo ministri Humberto Martins no dia 27 de julho. Em 07 de agosto, a ministra do STJ Maria Thereza de Assis Moura negou outro pedido de habeas corpus. Em 10 de agosto, a defesa desistiu do habeas corpus que estava no STF e seria julgado pelo ministro Alexandre de Morais.

Em 13 de agosto, Puccinelli teve pedido de liberdade negado pelo Tribunal Regional Federal da 3° Região (TRF-3). Em 03 de setembro, a quinta turma do TRF-3 negou outro pedido de habeas corpus impetrado pela defesa do ex-governador.

Além de Puccinelli, também continuam presos o filho dele, André Puccinelli Junior, e o advogado João Paulo Calves.