TJMS lança livros que resgatam memória do Poder Judiciário de MS

Com objetivo de resgatar e deixar registrada a história do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, nesta terça-feira, 6 de dezembro, às 14h30, no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande, o presidente do Tribunal de Justiça, Des. Carlos Eduardo Contar, lança uma trilogia literária sobre Desembargadores, Presidentes e Servidores.

As obras resgatam uma parte da memória do Poder Judiciário, desde os primeiros registros da organização e da exploração do território que compreende o Estado de Mato Grosso do Sul, ainda em meados do século XVI, passando pela história da divisão do estado, até chegar à instalação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul e seus principais personagens.

Porém o foco da obra é registrar detalhes das 25 administrações e seus presidentes; quem são os 83 Desembargadores sul-mato-grossenses, e a história de dezenas de servidores que dedicaram a vida ao judiciário, escolhidos por antiguidade.

Além da pesquisa literária e documental, os livros contam com depoimentos dos próprios personagens que foram entrevistados ao longo dos últimos dois anos.

A trilogia é composta pelos livros: Desembargadores, Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul – 1979 a 2022; Presidentes, Retratos das Administrações do Poder Judiciário – 1979 a 2022; e Servidores, Minha História com o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul.

Fonte: TJMS