/Vento que derrubou árvores e destelhou casas chegou a 80km/h em Dourados

Vento que derrubou árvores e destelhou casas chegou a 80km/h em Dourados

A chuva que atingiu a cidade de Dourados na tarde de ontem (18/11), teve ventos fortes chegando a 80km/h na região do aeroporto, ocasionando, segundo o pesquisador da Embrapa Carlos Ricardo Fietz, a queda de mais de 30 árvores, casas destelhadas e falta de energia durante à tarde de domingo e em algumas regiões, até agora de manhã.

“Com base nos dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os ventos mais fortes foram registrados na região do aeroporto de Dourados, e foi justamente os 80km/h que atingiu a cidade e derrubou árvores. Aqui na estação da Embrapa, os ventos foram mais fracos se comparado com o dado anterior, registramos 40km/h, e 21 milímetros de chuva”, disse o pesquisador.

A Embrapa fica na região Sul da cidade e o Aeroporto, na Noroeste.

Como noticiado mais cedo, as regiões da cidade mais afetadas foram BNH 3° Plano, Jardim Água Boa, Vila Popular e Ecoville, além da região central.

Na Praça Antônio João e no Monumento ao Colono, veículos foram atingidos por árvores e na praça de alimentação da Feira Livre, alguns comércios acabaram danificados por essas quedas.

Carlos explica também que à medida que os ventos vão avançando, a intensidade vai diminuindo, mas não a ponto de evitar problemas como os de ontem.

Dourados News destaca também que até ontem, já choveu 119 mm; a média para o mês de novembro é de 158.5mm.

Algumas cidades da região também foram atingidas pelas rajadas de vento. Fietz informou à reportagem que em Ivinhema choveu com menos intensidade (12mm), mas com ventos de 51km/h; já em Rio Brilhante, foi 42mm de chuva, e 44km/h de ventania.

De acordo com o Inmet, a previsão para esta segunda-feira (19/11), é de pancadas de chuva isoladas a qualquer hora do dia, e à noite o céu fica nublado, com névoa úmida. Máxima prevista de 28ºC, e mínima de 16ºC.

Amanhã (20/11), a meteorologia já prevê um dia com tempo mais firme. Na parte da manhã, haverá nuvens, mas o céu fica limpo a partir da tarde. À noite as nuvens retornam. Máxima de 29ºC, e mínima de 19ºC.