Verão começa nesta segunda-feira com calor acima da média e chuva em MS

O verão começa nesta segunda-feira (21) e, em Mato Grosso do Sul, terá o clima influenciado pelo fenômeno La Niña como moderada a forte intensidade. É esperado calor acima da média, com picos de até 37°C, mas com as convergências de umidade, também haverá chuva acima da média.

Para hoje, o Cemte (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) estima condições de céu parcialmente nublado a nublado com possibilidade de chuva no período da tarde em todas as áreas do Estado. A umidade relativa do ar possui variação estimada entre 95% a 50%. As temperaturas estarão elevadas em Mato Grosso podendo variar entre 20°C a 41°C e na capital a mínima está estimada em 22°C e a máxima em 35 °C.

No Brasil, o fenômeno é caracterizado pela redução da chuva na Região Sul do Brasil e aumento da chuva na porção norte da Região Norte e do Nordeste. Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, a La Niña também tende a facilitar as convergências de umidade que estimulam a chuva.

Janeiro é considerado um dos meses mais chuvosos em quase todo o país, com médias climatológicas bastante elevadas. Ainda assim, a estimativa é de chuva acima da média para diversas regiões, incluindo sul e leste de Mato Grosso do Sul. Já o mês de fevereiro a estimativa é de chuva acima da média normal, incluindo as áreas sul e leste de Mato Grosso do Sul. No as chuvas devem ficar dentro da média climatológica para o mês.

O mês de março deverá surpreender pela quantidade volumosa de chuva esperada para algumas áreas do País e pelo pouco volume em outras. Para Mato Grosso do Sul a estimativa é de chuva acima do normal para o mês.

Conforme o prognóstico climático trimestral especifico para Mato Grosso do Sul são estimados 400 a 500 milímetros em média para os próximos 3 meses. Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) a distribuição desses acumulados será: chuvas acima da média para as regiões leste, norte, pantaneira e sul; dentro da normalidade na área central; e abaixo da média histórica para a região sudoeste.