“Viajaram para sempre”: amigos lamentam morte de Jesse e cão nos EUA

A morte do influencer catarinense Jesse Koz (foto em destaque) e do seu fiel escudeiro, o golden retriever Shurastey, em um acidente de trânsito em Portland, nos Estados Unidos, na última segunda-feira (23/5), causou grande comoção entre amigos e admiradores. Nas redes sociais, muitos comentários refletem a tristeza e perplexidade dos mais próximos.

“Ainda bem que vocês aproveitaram bem a vida… descansem em paz”, disse uma seguidora no Instagram. “E você se foi como um herói”, disse outro seguidor. “Que vcs encontrem a luz por onde estiverem”, disse um terceiro. “Viajaram para sempre”, completou Fernanda Tavares, amiga próxima de Jesse.

Um sonho, um Fusca e um melhor amigo de quatro patas para acompanhá-lo. Jesse Koz, dono do projeto “Shurastey or Shuraigow?”. Aos 29 anos, o jovem morador de Santa Catarina estava muito próximo do Alasca, destino de uma viagem que começou há cinco anos.

Jesse estava insatisfeito com a vida que levava em 2017, quando era vendedor em um shopping e estudante de Educação Física em Balneário Camboriú, no Litoral Norte. Decidiu fazer algo para si mesmo e “chutar o pau da barraca”. Ou melhor, conseguir uma barraca. Vendeu o pouco que tinha (um micro-ondas, videogame, televisão e motocicleta), comprou um Fusca 1978, pegou o cachorro de 2 anos e meio e caiu no mundo com R$ 10 mil na conta.

O Fusca foi batizado de Dodongo, uma referência a um jogo que gostava quando criança. O nome do cachorro e do projeto veio de uma adaptação inspirada na música “Should I Stay or Should I Go” (traduzido do inglês Devo Ficar ou Devo Ir), sucesso da banda The Clash, da qual Jesse gostava muito.

Inspirado em um grupo de mochileiros no Facebook, o então jovem desempregado viu que era possível viajar com pouco. A liberdade que tanto sonhava parecia mais real. O coração vibrou, como escreveu Jesse na internet, e ele deixou o país.

Sem muitos planos, primeiro chegou ao Ushuaia, na Argentina.

Fonte: Metrópoles