Coronavírus: Argentina anuncia suspensão do futebol no país até o dia 30 de maio

A pouco mais de 20 dias do começo da Copa América, o governo da Argentina anunciou medidas rígidas contra o avanço da pandemia do coronavírus. Tanto que a Associação de Futebol Argentino (AFA) anunciou nesta sexta-feira a suspensão de todos os jogos organizados pela entidade no país até o dia 30 de maio.

A medida, a princípio, não afeta os jogos da Copa Libertadores e Copa Sul-Americana envolvendo equipes argentinas (o Fluminense, por exemplo, visita o River Plate em Buenos Aires na próxima terça-feira –

As novas restrições na Argentina, que vai sediar a Copa América a partir de 13 de junho (a Colômbia iria ser a co-anfitriã, mas desistiu por conta de seu conturbado clima político), foram anunciadas pelo presidente Alberto Fernández para tentar conter o que o governo considera a pior fase da pandemia do coronavírus no país.

A Argentina é hoje o país com mais mortes por milhão de habitantes: 16,46. Supera inclusive o Brasil, que registra 11,82 por milhão. Ao todo 72.699 morreram na Argentina por conta da Covid-19, com 3.450.000 de casos registrados. Em relação à vacinação, 2.150.000 de pessoas já foram totalmente imunizadas, representando 4,8% da população.