Quando se fala em INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) muitos lembram de aposentados ou pensionistas por morte. Mas, a previdência social também prevê outros tipos de benefícios destinados a pessoas que se encontram incapazes de trabalhar, por exemplo. Vamos mostrar 3 benefícios que o segurado do INSS tem direito e você não sabia.
Primeiro, é importante ressaltar que os benefícios são destinados aos segurados do INSS, ou seja, quem contribui com a previdência social. Podem ser trabalhadores com carteira assinada ou não, o importante é que contribuam.
Cirurgia plástica e o direito ao auxílio-doença
O auxílio-doença é um tipo de benefício destinado a quem precisa passar por algum procedimento causado por doença ou acidente e necessita se afastar das atividades laborais por mais de 15 dias.
Assim, a cirurgia plástica mesmo que por questões ligadas a estética pode garantir o direito ao auxílio-doença, isso porque como mencionamos o auxílio-doença tem como objetivo auxiliar o trabalhador que necessita ficar afastado do trabalho por mais de 15 dias.
Entretanto, para ter direito ao benefício, é preciso comprovação de que a saúde está comprometida e existe a necessidade de realizar uma cirurgia estética.
Salário-maternidade nos casos de aborto
Este tipo de benefício é destinado a quem precisa se afastar da sua atividade por motivo do nascimento do filho, mas também é válido para quem sofreu aborto não criminoso, adoção ou guarda judicial para fins de adoção.
Vale ressaltar, que o valor pode ser pago apenas a mulheres que sofreram aborto não criminoso até a 22ª semana de gestação como em situação de aborto no caso de estrupro ou quando a gravidez apresenta riscos para a vida da mulher.
Quanto ao valor pago à seguradora, ele será proporcional, o prazo de afastamento geralmente é relativo a duas semanas.
Aposentadoria e o adicional de 25%
Quando você recebe a aposentadoria por invalidez poderá solicitar um adicional de 25%.O adicional é pago quando o segurado precisa de um apoio de terceiros para realizar suas atividades rotineiras.
Isso quer dizer que o mesmo será possível caso você precise de ajuda para realizar atividades básicas, não podendo realizá-las sozinho (a), precisando de assistência de terceiros. Podendo ser um profissional contratado ou um membro da família.