Air France-KLM corta prejuízo para menos de metade

A Air France-KLM apresentou um prejuízo de 3,29 mil milhões de euros em 2021, uma melhoria de 3,8 mil milhões de euros face aos prejuízos do ano anterior, segundo comunicado da transportadora aérea franco-holandesa divulgado esta quinta-feira. A reabertura do tráfego aéreo com a melhoria da situação sanitária em diversos países foi a principal razão para a melhoria dos resultados do ano passado.

A transportadora apresentou um resultado antes de juros, impostos, amortizações e depreciações (EBITDA, no acrónimo em inglês) de 745 milhões de euros, face a um EBITDA negativo de 1,7 mil milhões de euros em 2020. O segundo semestre compensou o impacto negativo do primeiro, altura em que a pandemia da covid-19 ainda obrigava a confinamentos em muitos países europeus e do resto do mundo.

O número de passageiros aumentou 31,1% para os 44,67 milhões. A empresa operou a 60% da capacidade relativa a 2019, ano livre da pandemia da covid-19.

A transportadora aérea não avançou com previsões para o ano de 2022 devido à incerteza relacionada com a situação sanitária e com a reabertura dos mercados japonês e chinês.

A empresa antecipa igualmente que pretende financiar-se, através de instrumentos de dívida e quase-dívida, em até 4 mil milhões de euros na próxima fase do plano de recapitalização da transportadora aérea. O encaixe será, em parte, utilizado para pagar os empréstimos de emergência concedidos em 2020 pelos Estados francês e neerlandês de 10,4 mil milhões de euros, e a injeção de 4 mil milhões de euros feita em 2021 por Paris.

Fonte: Sic Notícias