Ao 10.º dia de guerra na Ucrânia, a Rússia anunciou um cessar-fogo temporário para a abertura de corredores humanitários que permitam a retirada de civis nas cidades ucranianas de Mariupol e Volnovakha. Tréguas que não foram cumpridas por Moscovo e que obrigaram ao adiamento da evacuação.
Ainda não é claro se haverá uma terceira ronda de negociações este fim-de-semana. Kiev e Moscovo mostraram disponibilidade para falar, mas Putin exige que sejam aceites todas as reivindicações russas. Zelensky diz que rejeita cedências que humilhem o povo ucraniano.
O Presidente da Ucrânia vai reunir-se hoje por videoconferência com os senadores norte-americanos, numa altura em o Congresso dos Estados Unidos vai decidir se avança com um apoio financeiro de cerca de 9 mil milhões de euros para Kiev.
Durante a madrugada deste sábado, foram ouvidas múltiplas explosões em Kharkiv e há relatos de confrontos em Sumy. A cidade de Trostyanets, no norte do país, passou a ser a segunda totalmente controlada pelas forças russas. Nas mãos dos russos está também a maior central nuclear da Europa Zaporizhzhia.
Em redor de Kiev, multiplicam-se os bombardeamentos e aumenta o número de vítimas. A população do centro da capital ucraniana prepara-se para a invasão russa.
Fonte: Sic Notícias