Após apoio a Lula, perfil de Anitta recebe denúncias fakes no Twitter

O perfil de Anitta passou a ser denunciado, nesta segunda-feira (11/7), após a cantora declarar voto no ex-presidente e pré-candidato na disputa eleitoral deste ano Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Usuários do Twitter relatam ter recebido notificações sobre publicações da artista, sem que tenham recorrido à ferramenta de controle do conteúdo na rede social.

“Anitta, estão usando as contas dos outros pra denunciar os seus tweets NESSE MOMENTO! Essa notificação acabou de chegar na minha conta, não fiz essa denúncia, minha conta está sendo usada DESDE MARÇO por BOLSONARISTAS pra derrubar conteúdo da oposição”, alertou Ady Ferrer, jornalista.

“O Twitter sabe disso desde março e nos informou que nada pode fazer. Tem gente tomando gancho POR NADA, simplesmente por denúncias massivas utilizando as contas dos outros”.

O problema é recorrente e envolve, quase sempre, conteúdos de publicações com temática contrária aos apoiadores do atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

Além da publicação de Anitta, tuítes recentes sobre o assassinato do guarda municipal Marcelo Arruda, apoiador do Partido dos Trabalhadores (PT), por um policial penal bolsonarista também foram alvos de denúncias fakes.

“As arrobas progressistas estão sofrendo ataques no Twitter através de denúncias falsas. Eles usam a @ de alguém progressista pra denunciar outra @ progressista. Eleitores do PT e jornalistas são os principais alvos”, alertou.

“Ao mesmo tempo que usam a minha conta pra denunciar outros @s da oposição, essas @s também são usadas pra denunciar a minha conta… é um ciclo. E é super silencioso, porque nem sempre o Twitter te manda um e-mail com a resposta das denúncias ou te envia notificação de recebimento de denúncia”, reforçou Ady ao Metrópoles.

Em nota, o Twitter explicou que tem acompanhado os relatos de pessoas que receberam notificações, mensagens ou e-mails com respostas a denúncias que não foram feitas por elas.

“Terceiros podem fazer denúncias em nome de outros. Isso existe para permitir a denúncia de Tweets ou contas quando as pessoas afetadas estão impossibilitadas por algum motivo – seja por estarem sem acesso à sua conta ou por não se sentirem confortáveis em denunciar, por exemplo”, explicou.

Fonte: Metrópoles