Fila de mais de 8hs com UPA lotada, enquanto Prefeito participa de Carnaval em Corumbá

Nesta segunda-feira (20), a maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, despontou nos comentários e opinião pública, por duas razões:

A primeira, pela Prefeitura de Dourados ser homenageada no Carnaval da cidade de Corumbá, pela Escola Major Gama, evento que contou com transmissão, através das redes sociais da Prefeitura, e que sua locomoção implicou em gastos aos cofres públicos.

A segunda, pela concretização do presságio da sobrecarga da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), quando nos preparativos para folia em Corumbá, o prefeito Alan Guedes (PP) decretou ponto facultativo das Repartições Públicas Municipais nos dias 20, 21, e 22 de fevereiro.

De acordo com o Decreto, os 261.019 habitantes de Dourados que precisarem de atendimento aos serviços do Sistema Único de Saúde, com o fechamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), devem procurar, o atendimento centralizado na UPA.

O primeiro dia do decreto foi marcado, por histeria, revolta, e indignação, já que os pacientes, dentre eles, destacados, mães com crianças no colo, por diversos problemas de Saúde, estiveram na fila para atendimento por mais de 8hs.

Conforme portaria publicada pelo Diretor Presidente da Fundação de Serviços de Saúde de Dourados – FUNSAUD, o ponto facultativo, previa que cada Coordenador ou Encarregado de Setor deveria estar de sobreaviso, para eventuais emergências.

Entretanto, em transmissão ao vivo pela Deputada Lia Nogueira (PSDB), verifica-se a ausência de profissionais responsáveis pela FUNSAUD na UPA, e a dúvida sobre o conhecimento destes profissionais ao caos premeditado da sobrecarga, resultado em fila de mais de 8hs.

Nas redes sociais as reclamações foram uníssonas, da precariedade de atendimento à falta de medicamentos.

Enquanto isso, muito embora, o prefeito esteja desde sábado (19) na folia, a participação de ontem se deu de forma discreta, sem publicações nas redes sociais pessoal. E a transmissão nas redes-sociais da prefeitura, com os comentários bloqueados, evitando o desgaste da imagem do Chefe do Executivo, na fronteira.

Redação 67News

Fotos: Divulgação e Transmissão das Redes Sociais – Prefeitura e Alan Guedes.