Governador em exercício de Mato Grosso do Sul, Murilo Zauith (DEM) teve uma reunião com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, nesta quarta-feira (14), em Brasília. Na ocasião, ficou acordado que o Estado receberá o segundo maior percentual do Fundo Nacional de Segurança Pública no país.
A previsão anual para o fundo é de R$ 1,7 bilhão, e MS terá R$ 89 milhões deste valor, o que representa 5,24% do total; atrás apenas de São Paulo, que receberá 6,66%.
“Mato Grosso do Sul vai ser o segundo estado do país mais contemplado com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública. O ministro Sergio Moro entende que o estado cumpre grande papel na segurança pública”, comemorou Murilo Zauith, em relato publicado no portal do Governo.
Além disso, Zauith e Moro conversaram sobre as dificuldades do Estado, que faz fronteira com o Paraguai e a Bolívia, e abriga mais de 7 mil presos por crimes federais. O governador em exercício defendeu um trabalho conjunto para garantir a segurança da população e o combate ao tráfico de drogas e armas.
No registro do encontro, o Governo do Estado apontou que Mato Grosso do Sul é o estado que mais elucida homicídios no Brasil, definindo a autoria, materialidade e efetuando prisão do envolvido. O índice de 73% se iguala à taxa de resolução dos órgãos de segurança dos países de primeiro mundo, conforme pesquisa do Instituto Sou da Paz.
A reunião com o ministro Sergio Moro também teve a participação do secretário executivo do Ministério de Justiça e Segurança Pública, Luiz Pontel, e da senadora Soraya Thronicke.