/Ministros das Américas debatem transformação sustentável de sistemas agroalimentares

Ministros das Américas debatem transformação sustentável de sistemas agroalimentares

Ministros e secretários da Agricultura das Américas participaram nesta quinta-feira (15) da 3ª Reunião Hemisférica de Ministros e Secretários de Agricultura. No encontro, organizado pelo Ministério da Agricultura do Peru, pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), foram apresentadas as políticas de contenção à Covid-19 e iniciativas para a recuperação dos sistemas agroalimentares, da segurança alimentar, da agricultura e do mundo rural.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina, enfatizou três pontos que o Brasil vê como fundamentais para viabilizar a transformação sustentável dos sistemas alimentares: investimentos em inovação, a erradicação da fome no mundo e o reconhecimento do comércio como solução transformadora, “com foco em regras justas e transparentes, e na eliminação dos subsídios agrícolas distorcivos e barreiras injustificadas”.

Tereza Cristina lembrou o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2, previsto na Agenda 2030, que tem a meta de acabar com todas as formas de fome e a má-nutrição. “Nossos esforços serão em vão se não lograrmos erradicar a fome no mundo na próxima década, conforme preconiza o ODS 2. Serão em vão, igualmente, se não tivermos êxito em disseminar as boas práticas produtivas aos pequenos produtores, aos agricultores familiares e àqueles mais vulneráveis, levando a sustentabilidade a cada propriedade agrícola do planeta”.

Também participaram da reunião o diretor-geral da FAO, QU Dongyu, Representante Regional da FAO, Sr. Julio Berdegué, o Diretor-Geral do IICA, Manuel Otero, o ministro de Desenvolvimento Agrário e Irrigação do Peru, Federico Tenorio, além de outros ministros e secretários de países das Américas.

No ano passado, os ministros e secretários da agricultura das Américas tiveram dois encontros virtuais com o apoio do IICA e da FAO, o primeiro em abril, promovido pelo Chile, e o segundo aconteceu em julho, patrocinada pelo México.

Cúpula

Durante o encontro, os ministros e secretários debateram a participação no processo preparatório da Cúpula dos Sistemas Alimentares, que será promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro deste ano. A ministra destacou a importância de explicitar a diversidade de sistemas alimentares e produtivos existentes no mundo e, em particular, no hemisfério Sul.

“Não há um caminho único para a sustentabilidade, devemos evitar a consolidação de visões restritivas e excludentes sobre os sistemas alimentares que acabem por comprometer seriamente sua principal função: prover segurança alimentar e nutricional à população mundial. É essencial, portanto, que as diferentes visões dos Estados sejam adequadamente capturadas pelo processo preparatório da Cúpula. Afinal, são os Estados que têm a responsabilidade de implementar políticas públicas de redirecionamento dos sistemas alimentares rumo à sustentabilidade”, destacou.

Informações à Imprensa
imprensa@agricultura.gov.br