MPMS garante condenação de mais de 14 anos a homem que tentou matar ex-mulher em Bonito

“Eu sei como pisar o coração de uma mulher”.  Foi com este trecho de Chico César que a 1ª Promotoria de Justiça de Bonito concluiu sua sustentação no Tribunal do Júri, nesta quinta-feira (11), garantindo a condenação de homem por tentativa de feminicídio, a 14 anos e 9 dias de prisão em regime fechado.

A atuação em plenário foi realizada pela Promotora de Justiça Ana Carolina Lopes de Mendonça Castro, que destacou a importância do combate à violência de gênero, reforçando que a vida das mulheres deve ser protegida e respeitada em todas as circunstâncias.

Durante o julgamento, o MPMS ressaltou que este caso não é um fato isolado, mas reflexo da realidade de muitas mulheres que sofrem violência doméstica e estão em constante risco de morte.

O Conselho de Sentença, por maioria, reconheceu a materialidade e autoria do crime, além das qualificadoras de motivo fútil e violência doméstica e familiar.
O réu foi condenado a 14 anos e 9 dias de prisão em regime fechado pela tentativa de feminicídio contra sua ex-companheira.

Na sentença, o magistrado ressaltou os maus antecedentes e a multirreincidência do réu, que já possuía três condenações definitivas, o que reforçou a gravidade da conduta e a necessidade de uma resposta penal rigorosa.

O crime

De acordo com a denúncia oferecida pelo MPMS, os fatos ocorreram em 8 de janeiro de 2022, apenas nove dias após o término do relacionamento, que durou cerca de um ano.
Inconformado com a separação, Maurício passou a perseguir e importunar a vítima, usando falsos pretextos para frequentar a residência dela.

Na data dos fatos, embriagado e agressivo, ele invadiu a casa da vítima, que tentou impedi-lo de entrar.
Dentro do imóvel, exigiu que reatassem o relacionamento e, diante da recusa, agrediu-a com socos e tomou-lhe o celular.
Em seguida, saiu em direção ao carro, retornou armado com um facão e iniciou perseguição contra a vítima, sendo impedido de consumar o homicídio pela intervenção de vizinhos.

Pouco mais de um mês depois, em 9 de fevereiro de 2022, o acusado voltou a atacá-la, desferindo golpes de arma branca na cabeça e no pescoço, fatos que estão sendo apurados em outro processo judicial.

Denuncie

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul reforça que denúncias de violência doméstica podem ser feitas pela Ouvidoria do MPMS, pelo telefone 127, pelo site https://ouvidoria.mpms.mp.br/ ou diretamente na Promotoria de Justiça mais próxima.