O estado de São Paulo começa a vacinar nesta sexta-feira (28) pessoas com deficiência permanente (BPC) e pessoas com comorbidades entre 40 e 44 anos de idade. Estima-se que cerca de 760 mil pessoas sejam contempladas nesta etapa de imunização.
Veja aqui como comprovar as comorbidades.
Os trabalhadores do transporte aéreo dos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Viracopos também podem receber a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus.
Na capital paulista, será necessário apresentar um documento de identificação, como o CPF, e um comprovante de residência na hora de se vacinar. Este segundo documento só será necessário mostrar na aplicação da primeira dose. Caso esteja no nome de outra pessoa, é preciso provar o grau de parentesco.
Lista de comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde:
- Doenças Cardiovasculares
- Insuficiência cardíaca (IC)
- Cor-pulmonale (alteração no ventrículo direito) e Hipertensão pulmonar
- Cardiopatia hipertensiva
- Síndromes coronarianas
- Valvopatias
- Miocardiopatias e Pericardiopatias
- Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
- Arritmias cardíacas
- Cardiopatias congênitas no adulto
- Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
- Diabetes mellitus
- Pneumopatias crônicas graves
- Hipertensão arterial resistente (HAR)
- Hipertensão arterial – estágio 3
- Hipertensão arterial – estágios 1 e 2 com lesão e órgão-alvo e/ou comorbidade
- Doenças neurológicas crônicas
- Doença Cerebrovascular
- Doença renal crônica
- Imunossuprimidos (transplantados; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas em uso de corticoides; pessoas com câncer).
- Anemia falciforme e talassemia maior (hemoglobinopatias graves)
- Obesidade mórbida
- Cirrose hepática