UFGD abre 457 vagas em cursos de mestrado e doutorado

Estão abertas as inscrições para os interessados em cursar mestrado ou doutorado na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), no ano de 2022. No total, a universidade oferece 457 vagas em cursos de pós-graduação, sendo 354 vagas nos mestrados (em 22 cursos) e 103 vagas nos doutorados (em nove cursos). Dos 27 programas de pós-graduação da UFGD, 22 programas estão selecionando novos acadêmicos e todos os cursos são gratuitos.

O profundo conhecimento acadêmico a ser adquirido, o desenvolvimento do pensamento crítico e a habilidade para novos desafios tecnológicos e sociais que surgem no cotidiano do ambiente de trabalho são alguns dos benefícios que fazer uma pós-graduação stricto sensu traz para a carreira, de acordo com o coordenador de Pós-graduação da Pró-reitoria de Ensino de Pós-graduação e Pesquisa (PROPP) da UFGD, Willyam Róger Padilha Barros.

“Cursar uma pós-graduação promove a imersão no universo inovador da carreira de atuação, onde serão compartilhados diferentes aprendizados que possibilitarão novas descobertas, permitirão diferentes visões da ciência e promoverão o aprofundamento de ideias. É importante mencionar também que, por estar sempre mais exigente, o mercado de trabalho busca cada vez mais indivíduos com titulação em uma pós-graduação. Por isso, é preciso ir além, fazer o diferencial na carreira e promover o desenvolvimento científico e social”, afirmou o coordenador.

INSCRIÇÕES

Todos os programas estão realizando as inscrições pela internet, com o envio virtual da documentação listada no edital de cada programa. Dos 22 programas, somente três estão cobrando taxa de inscrição, que varia de R$ 30 a R$ 120, porém é possível solicitar isenção para candidatos de famílias com baixa renda.

A abertura das inscrições ocorreu simultaneamente em 15 de outubro, no entanto a duração é diferente para cada curso. Enquanto uns encerrarão as inscrições em 5 de novembro, outros somente em 31 de janeiro de 2022.

Os procedimentos para seleção podem envolver carta de apresentação do candidato, entrevista sobre o projeto de pesquisa, prova de conhecimentos, análise do currículo lattes (produção científica) e exame de suficiência em língua estrangeira. Por conta da pandemia de covid-19, todas as etapas acontecerão de forma remota, utilizando plataformas como o Google Meet e o Moodle.