Vereador pede informações sobre serviços paralisados de picotagem de galhos

Durante a sessão ordinária realizada na segunda-feira (8/8), o vereador Laudir Munaretto (MDB) apresentou requerimento solicitando informações sobre a picotagem de galhos de podas de árvores recolhidos no Viveiro Municipal e cujos serviços estão paralisados.

O vereador questionou se a máquina de picotar galhos está em bom estado; se o contrato da equipe para manusear o maquinário está ativo; e se a secretaria tem projetos de ampliação do serviço, tendo em vista que o número de eco pontos tem aumentado gradativamente.

O gerenciamento inadequado dos resíduos tem resultado em altos custos para os municípios, comprometendo grandes áreas para disposição de galhadas. Com isso, aumenta o risco de incêndio nos ecopontos e terrenos baldios.

Este serviço é capaz de solucionar a problemática ambiental associada aos resíduos de podas, diminuir os custos com sua disposição final em aterros sanitários e promover sustentabilidade no gerenciamento integrado dos resíduos sólidos urbanos.

“Com o serviço bem executado, estes resíduos poderiam ser aproveitados em pequenos objetos de madeira, composto orgânico, lenha, carvão vegetal, entre outros”, explicou o vereador Laudir.

O requerimento foi encaminhado para o prefeito Alan Aquino Guedes de Mendonça, ao secretário Governo e Gestão Estratégica, Wellington Henrique Rocha Lima e ao secretário de Serviços Urbanos, Romualdo Diniz Salgado Junior.

Fonte: Dourados News