Dourados sai do ‘SPC das prefeituras’ após corrigir falhas da gestão anterior

Dourados não está mais na listagem do ‘SPC das prefeituras’. As pendências junto ao Cauc (Sistema de Informações sobre Requisitos Fiscais) já foram regularizadas. Com isso, o município já pode receber repasses federais e firmar convênios com todos os órgãos do .

“O CAUC é um serviço informatizado, com atualização diária e de acesso público, que disponibiliza informações acerca da situação de cumprimento de requisitos fiscais necessários à celebração de instrumentos para transferência de recursos do governo federal”, explica o contador-geral do município, Carlos Cerqueto.

Ele ressalta que o CAUC consolida em um documento único os dados recebidos de cadastros de adimplência ou sistemas de informações financeiras, contábeis e fiscais geridos pelos órgãos e entidades da União.

“O objetivo é facilitar a verificação do cumprimento dos requisitos fiscais para fins de recebimento de transferência voluntária pelos gestores de entes políticos e de OSC, como também pelos gestores federais”, comenta Cerqueto.

No início do exercício financeiro de 2025, ou seja, em janeiro, o município de Dourados estava negativado por falta de prestação de contras no SIOPE (Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação), o que tornou a prefeitura negativada no CAUC.

A Secretaria Municipal de Educação fez um esforço concentrado para corrigir as pendências deixadas pelo governo anterior.

“O ex-prefeito deixou de cumprir obrigações elementares e, com isso, ficamos impossibilitados de receber recursos dos convênios vigentes e nem podemos mais firmar novos convênios, prejudicando a população de Dourados, sobretudo aqueles que precisam do ensino público”, argumenta Nilson Francisco da Silva, secretário municipal de Educação.