/Evento em Dourados visa debate sobre a redução de infecções em UTI’s

Evento em Dourados visa debate sobre a redução de infecções em UTI’s

Com objetivo de fomentar a discussão sobre estratégias de mudança dos processos para redução da ocorrência de infecções em Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s), o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) realiza no dia 13 de dezembro o primeiro evento “Melhorando a Segurança do Paciente”.

Desde 2017, o HU-UFGD é uma das 120 instituições de saúde integrantes do projeto colaborativo Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil, iniciativa realizada por meio de parceria entre Ministério da Saúde, Institute for Healthcare Improvement (IHI) e cinco hospitais de excelência brasileiros – Hospital do Coração (HCor), Hospital Moinhos de Vento, Hospital Albert Einstein, Hospital Sírio Libanês e Hospital Oswaldo Cruz.

O principal objetivo proposto pelo projeto aos hospitais participantes é a redução de infecções relacionadas à assistência à saúde nas UTI’s Adulto em 50% até o ano de 2020. E diante do impacto positivo e da relevância dos resultados já alcançados pelo HU-UFGD, a realização do evento tem como foco a apresentação da experiência, sua metodologia e seus desdobramentos, a fim de incentivar outros setores e demais instituições de saúde da macrorregião.

Na programação do evento, estão incluídas apresentações, palestras e oficinas que incluirão temas como engajamento de liderança, custos, empoderamento de equipes, envolvimento do paciente e da família, prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica, infecção do trato urinário relacionado a cateter vesical de demora e infecção primária de corrente sanguínea associada a cateter venoso central.

O evento “Melhorando a Segurança do Paciente” será realizado no auditório do HU-UFGD, com início às 7h30 e término às 16h30.

Inscrições

A atividade é voltada a colaboradores dos setores assistenciais do HU-UFGD, com prioridade para os que estão lotados nas UTI’s. Também participarão profissionais convidados, oriundos de UTI’s e serviços de controle de infecções que atuam em outras instituições de saúde de Dourados, Ponta Porã e Nova Andradina.

Para os colaboradores do HU-UFGD interessados em participar, é necessária inscrição por meio de formulário eletrônico, aqui. São 50 vagas e o prazo para que o colaborador se inscreva vai de 3 até 11 de dezembro. Haverá emissão de certificado aos participantes.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3410-3024 (com Fuad).